segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Um pouco de Windows Phone

Windows Phone é o sistema operacional da Microsoft, exclusivamente feito para smartphones, mas que possui a interface, os aplicativos e outras características semelhantes ao Windows, a partir da versão 8, para computadores.

                                                                       Fonte: www.google.com

História

Desenvolvido com velocidade, os fabricantes o criaram pensando no usuário (e também na competição com o Android, da Google, e o iOS, da Apple).
O primeiro Windows Phone foi lançado em 15 de fevereiro de 2010, com o nome "Windows Phone 7 Series", mas em abril do mesmo ano, a palavra "series" foi retirada, pois os desenvolvedores achavam que o nome era muito grande e desconfortável para as pessoas pronunciarem casualmente.
O sistema foi inicialmente executado em dez modelos de smartphones, de marcas como Samsung, HTC, Dell e LG. Em 2011, foi anunciada a pareceria com a Nokia, onde o Windows Phone seria o sistema exclusivo dos novos smartphones da fabricante. Isso alavancou a posição do sistema na eterna corrida contra seus dois oponentes. A linha Nokia Lumia, fruto dessa parceria, foi iniciada em outubro do mesmo ano com os modelos Lumia 710 e Lumia 800. 

Atualizações

As atualizações do Windows Phone acontecem um pouco depois das atualizações para Windows. Foi anunciado, para o final de 2011, o Windows Phone 7.5, que traria algumas mudanças como o Navegador Internet Explorer 9. A atualização mais recente é o Windows Phone 8.1, que acirrou a competição contra o Android e o iOS, principalmente pelo Cortana, um assistente de voz mais inteligente, completo e poderoso que seus concorrentes, o Google Now e o Siri. 

Aplicativos

Uma das coisas que mais fazem as pessoas pensarem duas vezes antes de adquirir um Windows Phone é a disponibilidade de aplicativos. A Windows Phone Store é a loja oficial do sistema, e lá é possível fazer o download não só de Apps, como também de músicas e vídeos. Porém, como a Microsoft faz uma análise árdua de aplicativos de terceiros antes de serem disponibilizados na loja, isso a torna muito mais limitada que a Play Store ou o iTunes. As últimas polêmicas envolvendo o conteúdo limitado da loja foram por causa do famoso jogo Pokemon GO, que foi lançado tanto para Android, quanto para iOS, mas ainda não há previsão de lançamento para Windows Phone.

Microsoft compra a Nokia

Como não obteve as vendas previstas, já que seus smartphones não eram tão avançados como os da Apple ou da Samsung, a Nokia vendeu suas ações para a Microsoft, em 2013, por aproximadamente U$ 7 bilhões. Porém, em maio de 2016, a Nokia anunciou que vai voltar a fabricar smartphones, provavelmente usando o sistema Android. A Microsoft afirmou que não vai parar de fabricar a linha Lumia. O último smartphone da linha é o Microsoft Lumia 640 XL LTE.

Fontes: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/nokia-vai-voltar-fazer-celulares-19327346
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/09/microsoft-compra-por-us-718-bi-unidade-de-smartphones-da-nokia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_8

Nenhum comentário:

Postar um comentário