quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O começo do ubuntu





   O ubuntu é um sistema operacional baseado no núcleo do linux(linux kernel). Ele segue todas as normas para ser considerado um sistema operacional livre e é baseado em Debian. Seu nome tem uma peculiaridade pois vem com base na cultura africana onde "ubuntu" destaca principalmente o espírito de companheirismo e ajuda entre os colaboradores. Para quem quiser conhecer mais sobre o sistema, ele pode ser instalado gratuitamente.

   O sistema operacional foi lançado no ano de 2004 pela empresa canonical. Foi anunciado como um sistema fácil de usar e para uso tanto de fins pessoais como profissionais, podendo ser utilizado em computadores pessoais, mas também em servidores. É um sistema bastante seguro e que assim como o linux e o windows possui navegador web, programas de edição de texto, entre outros.
 
   Todo ano são lançadas duas versões do ubuntu, uma no mês de abril e outra em outubro.    Um de seus principais focos é sua usabilidade, incluindo o uso da ferramenta sudo, que permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário. Outro aspecto interessante em relação ao ubuntu é que até sua versão de 12.04 era necessário apenas um CD de 700 mb, e a partir da versão 12.10 será necessário um DVD ou um Pen drive de até 4 GB.  Assim não necessariamente ele precisa ser instalado num disco rígido como os outros sistemas operacionais.
   
   Durante o primeiro semestre de 2007 o ubuntu se viu, com situações de migração ou adoção por parte de grandes organizações e entidades de renome. A dell por exemplo desde maio, adotou o ubuntu como o sistema operativo de código aberto para seus clientes, assim como o parlamento francês deu inicio a uma migração de cerca de 1154 maquinas para o sistema operacional ubuntu, contando com maquinas clientes e também com servidores.
   
     Atualmente o ubuntu está presente em vários governos,ministérios e também em faculdades e universidades, por exemplo a universidade de Harvard em Massachusetts e também é presente aqui no brasil, nas Forças Armadas Brasileiras.


Fontes: http://www.significados.com.br/ubuntu/
     http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/4645-migrei-para-o-ubuntu-e-agora-.htm
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu

5 comentários:

  1. Já conhecia, ele é muito bom pra quem quer algumas das funcionalidades do linux, mas não quer perder a simplicidade do windows.

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente amo e recomendo, estou usando o 16.04 LTS (Xenial Xerus)e está uma maravilha, bem otimizado para o meu pc e como sempre bastante personalizável!

    ResponderExcluir
  3. Não precisa nem ir muito longe, ele está presente na nossa UFS, por exemplo está presente na BISAU!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um sistema operacional bem simples e que cada vez mais vem ganhando espaço no mercado

    ResponderExcluir
  5. Usei o Ubuntu por bastante tempo, mas achei um pouco lento e decidi que não atendia às minhas necessidades. Então, migrei pro Debian Linux, no qual o Ubuntu é baseado, e estou satisfeito desde então. Acho importante "passear" pelas distribuições GNU/Linux e adotar a que mais se identifica

    ResponderExcluir