domingo, 28 de agosto de 2016

Interpretadores


No dia-a-dia de um programador, linhas e linhas de códigos são escritos e através de compiladores e/ou interpretadores são processados pelo computador e disponibilizado para o usuário. Esse processo é continuo e a depender da aplicação, você devera escolher entre uma linguagem compilada, interpretada ou uma linguagem que pegue o melhor de cada tradutor. Como já vimos anteriormente, no post sobre compiladores, um pouco sobre suas características, hoje, iremos falar um pouco sobre interpretadores, suas aplicações e características. Então, sem mais delongas, vamos la!

 Um interpretador é um programa de computador que executa diretamente, instruções escritas em uma linguagem de programação ou script, sem antes compilá-los em um programa de linguagem de máquina. Um intérprete geralmente utiliza um dos seguintes estratégias para a execução do programa: 

1- Analisar o código-fonte e executar o seu comportamento diretamente;
2- Traduzir o código-fonte em alguma representação intermediária eficiente;
3- Imediatamente executar este código pré-compilado explicitamente executar armazenados feito por um compilador que faz parte do sistema de intérprete.

Algumas aplicações de linguagem interpretada podemos citar:

1- Execução de linguagens de comando, uma vez que cada operador executado em linguagem de comando é geralmente uma invocação de uma rotina complexa, como um editor ou compilador;
2- Código de auto-modificação que pode ser facilmente implementado em uma linguagem interpretada. Isso se relaciona com as origens de interpretação em Lisp e pesquisa de inteligência artificial;
3- Código de máquina destinado a uma arquitetura de hardware pode ser executado em outro usando uma máquina virtual, que é essencialmente uma interpretação;

As vantagens dos interpretadores são: 

1- Depuração é mais simples; 
2- Consomem menos memória; 
3- Resultado imediato do programa ou rotina desenvolvida 

Suas desvantagens: 

1- A execução do programa é mais lenta;
2- Estrutura de dados demasiadamente simples; 
3- Necessário fornecer o programa fonte ao utilizador.

Fontes:
http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/cca/arquitet/arq4.htm
https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1527/diferencas_entre_compiladores_e_interpretadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Interpretador

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O começo do ubuntu





   O ubuntu é um sistema operacional baseado no núcleo do linux(linux kernel). Ele segue todas as normas para ser considerado um sistema operacional livre e é baseado em Debian. Seu nome tem uma peculiaridade pois vem com base na cultura africana onde "ubuntu" destaca principalmente o espírito de companheirismo e ajuda entre os colaboradores. Para quem quiser conhecer mais sobre o sistema, ele pode ser instalado gratuitamente.

   O sistema operacional foi lançado no ano de 2004 pela empresa canonical. Foi anunciado como um sistema fácil de usar e para uso tanto de fins pessoais como profissionais, podendo ser utilizado em computadores pessoais, mas também em servidores. É um sistema bastante seguro e que assim como o linux e o windows possui navegador web, programas de edição de texto, entre outros.
 
   Todo ano são lançadas duas versões do ubuntu, uma no mês de abril e outra em outubro.    Um de seus principais focos é sua usabilidade, incluindo o uso da ferramenta sudo, que permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário. Outro aspecto interessante em relação ao ubuntu é que até sua versão de 12.04 era necessário apenas um CD de 700 mb, e a partir da versão 12.10 será necessário um DVD ou um Pen drive de até 4 GB.  Assim não necessariamente ele precisa ser instalado num disco rígido como os outros sistemas operacionais.
   
   Durante o primeiro semestre de 2007 o ubuntu se viu, com situações de migração ou adoção por parte de grandes organizações e entidades de renome. A dell por exemplo desde maio, adotou o ubuntu como o sistema operativo de código aberto para seus clientes, assim como o parlamento francês deu inicio a uma migração de cerca de 1154 maquinas para o sistema operacional ubuntu, contando com maquinas clientes e também com servidores.
   
     Atualmente o ubuntu está presente em vários governos,ministérios e também em faculdades e universidades, por exemplo a universidade de Harvard em Massachusetts e também é presente aqui no brasil, nas Forças Armadas Brasileiras.


Fontes: http://www.significados.com.br/ubuntu/
     http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/4645-migrei-para-o-ubuntu-e-agora-.htm
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O Firefox Os


O firefox os é um sistema operacional livre desenvolvido pela mozilla ,que tem como base o mozilla firefox. Tendo a mozilla como principal responsável,mas,inicialmente contou com outros parceiros como a telefônica e vários voluntários pelo mundo.
Tinha como alvo dispositivos móveis,especialmente em dispositivos de baixa capacidade de armazenamento e processamento, mas também era encontrado em dispositivos mais sofisticados.Também é possível encontra-lo em computadores que necessitam de baixo consumo energético. Com relação aos smartphones,inicialmente era possível encontra-lo no brasil em aparelhos como o Alcatel one touch fire e o Lg Fireweb.

LG Fireweb

No sistema existia um canal oficial de distribuição de aplicativos. Porém terceiros também podiam ter seu próprio canal de distribuição. Os aplicativos eram construídos com base em padrões abertos da web como o HTML,CSS e JavaScript.
Possuía uma arquitetura composta por três módulos: Gonk,Geko e Gaia.
Gonk é basicamente o kernel linux e a camada de abstração de hardware.
Gekko é ai onde aparece os padrões abertos vindos da web como o HTML,CSS e JavaScript.
E por ultimo o Gaia que era a camada de interface do sistema operacional.
Seu desenvolvimento era simples e bastante semelhante com as extensões do navegador Firefox que também utilizavam padrões abertos da web para serem escritas.
Lançado inicialmente em 22 de dezembro de 2012 pela mozilla, até que em fevereiro de 2016 ela tomou a decisão de descontinuar o sistema operacional,pois de acordo com a própria empresa a plataforma nunca conseguiu chamar a atenção de fato de clientes e de fabricantes.


Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_OS 
             http://olhardigital.uol.com.br/noticia/mozilla-anuncia-fim-do-desenvolvimento-do-firefox-os/54981
             http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/02/firefox-os-versao-do-firefox-para-celular-chega-ao-fim.html

Unix



O Unix foi desenvolvido no final da década 60 pela empresa Bell Labs da AT & T. Desde suas primeiras versões, já traziam alguns atributos de estrutura e design importantes e que vivem até hoje em suas variantes.

Uma delas é a "filosofia Unix" de criação de utilitários pequenos e modulares, algo como: "faça alguma coisa e faça-a bem!". Nele Unix também existe um sistema de estrutura de arquivos bastante útil, que poderia ser utilizado pelos programas e suas ligações de arquivos.

Há 40 anos o Unix possuía recursos que eram novidades e fortes diferenciais para a escolha de um sistema operacional. Como propor um sistema multitarefa, capaz de executar dezenas de processos simultaneamente e o suporte a multiusuário.

Outro fator foi ele ter funcionado sob uma licença livre em seus primeiros anos de vida, tendo sido distribuído gratuitamente para universidades e órgãos governamentais dos Estados Unidos. Apenas depois de algum tempo a licença se tornou proprietária.

Contudo, a maioria dos sistemas criados com base no Unix funciona sob um sistema total ou parcial de código aberto. Desse modo, a proliferação do sistema foi impulsionada pela licença livre.


Ambiente gráfico X rodando no Unix no final dos anos 80. (Fonte da imagem: Liberal Classic)

Hoje em dia, os sistemas Unix estão muito presentes nos meios profissionais e universitários graças à sua grande estabilidade, ao seu nível de segurança elevado e ao respeito dos grandes padrões, nomeadamente em matéria de rede.


Segurança

Normalmente, sistemas baseados no Unix têm uma estrutura de execução de processos e de instalação de aplicativos um pouco mais complicada do que o Windows. Isso, somado à esmagadora popularidade do Windows entre os usuários, acaba por torná-lo um sistema mais vulnerável do que seus concorrentes.

Vários movimentos no sentido de descomplicar o uso das dezenas de distribuições de Linux têm tornado o uso do sistema cada vez mais convencional, o que pode acarretar em problemas semelhantes aos do Windows. De qualquer modo, a estrutura dos sistemas tipo Unix talvez torne mais difícil a infecção por malwares.

fontes:

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

7 motivos para escolher Windows Phone

O Sistema Operacional da Microsoft (saiba mais em Um Pouco de Windows Phone) é um dos menos vendidos do mercado, mas isso não quer dizer que seja o pior. O sistema possui algumas características únicas que em algumas situações o torna uma escolha melhor que seus concorrentes.

1. Tela de Bloqueio personalizável

Fonte: canaltech.com.br

Diferente do iOS e do Android, a tela de bloqueio do Windows Phone é quase 100% personalizável. É possível, desde mudar a imagem de fundo, até mudar a posição das informações em tempo real. Essa característica, para aqueles usuários que se importam com a aparência, é essencial.

2. Consistência em vários dispositivos

Um dos principais problemas dos usuários de Android e iOS é a constante atualização dos sistemas, que os tornam melhores, porém essas melhorias só ocorrem em novos dispositivos, consequentemente mais caros. No caso do Windows Phone, por ter características muito semelhantes entre suas atualizações, tanto com um dispositivo antigo, quanto com um de última geração, a experiência de uso é praticamente a mesma.

3. Jogos do Xbox One

Os concorrentes têm suas lojas oficiais para download de jogos, o Windows Phone também possui, porém com uma ótima integração com o Xbox One. Se você possui uma conta na Xbox, pode somar pontos pelo celular, e aproveitar os mesmos jogos.

4. OneDrive

Apesar de terem memória interna, e ainda suportarem cartão SD, os aparelhos da Microsoft contam também com o OneDrive, o sistema de armazenamento na nuvem, que muitas vezes salva os arquivos do usuário no caso de problemas no telefone. Alguns celulares vêm com 30gb de armazenamento no OneDrive.

5. Resumo dos aplicativos

Fonte: canaltech.com.br

No Windows Phone, é possível você ter uma prévia do que está acontecendo nos aplicativos sem precisar entrar neles, apenas navegando pela tela inicial, com a interface semelhante ao Windows 8.

6. Office pré-instalado

Não se pode falar de Microsoft sem citar um dos seus programas mais úteis, o Office. Enquanto os concorrentes criam aplicativos semelhantes (bons, mas não Office :), o Windows Phone já vem com o pacote de programas para criação de textos, planilhas, slides, etc.

7. Cortana

O Cortana chegou a pouco tempo no Brasil, antes era possível possuir o aplicativo aqui, mas somente em inglês. Trata-se do melhor assistente pessoal do momento. O Cortana funciona como uma secretária eletrônica, mantendo o usuário a par das principais tarefas do dia-a-dia.

E aí, tem certeza que você ainda prefere Android e iOS? Sim, eu sei.


Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/windows-phone/10-motivos-para-voce-preferir-o-windows-phone-ao-android-41715/





domingo, 14 de agosto de 2016

Compiladores

      Um compilador é um programa que processa declarações escritas em uma determinada linguagem de programação e os transforma em linguagem de máquina ou "código" que o processador de um computador usa, e acreditem, essa tarefa não é tão simples como parece. Normalmente, um programador escreve declarações de linguagem em uma linguagem como Pascal ou C, uma linha por vez usando um editor. O arquivo que é criado contém o que são chamadas as instruções de origem. O programador seguida, executa o compilador de linguagem apropriada, especificando o nome do arquivo que contém as instruções de origem.

      Após a execução, compilador desempenha as seguintes operações: análise léxica, pré-processamento, análise sintática, análise semântica (tradução dirigida pela sintaxe), geração de código, e otimização de código. falhas do programa causados ​​pelo comportamento do compilador incorreto pode ser muito difícil de rastrear e solucionar, portanto, implementadores do compilador investir esforço significativo para garantir a correção do compilador.

Fonte: http://www.monografias.com/trabajos79/introduccion-programacion-sistemas/introduccion-programacion-sistemas2.shtml

      Durante o processo, ele analisa todas as instruções de linguagem sintaticamente um após o outro e, em seguida, em uma ou mais etapas sucessivas , constrói o código de saída, certificando-se de que as declarações que se referem a outras declarações são referidos corretamente no código final. Tradicionalmente, a saída da compilação tem sido chamado de código objeto ou às vezes um módulo de objeto que é o código de máquina que o processador pode processar ou "executar" uma instrução de cada vez.

      Um exemplo de linguagem compilada é a linguagem de programação Java (utilizada na programação orientada a objetos) introduziu a possibilidade de compilar saída (chamado de bytecode), que pode rodar em qualquer plataforma de sistema de computador para o qual é fornecido um intérprete de máquina ou bytecode virtual Java para converter o bytecode em instruções que podem ser executadas pelo processador de hardware real. Usando esta máquina virtual, o bytecode pode, opcionalmente, ser recompilados na plataforma de execução por um compilador just-in-time (que veremos em um outro post!).

Até a próxima!!


             http://www.inf.ufsc.br/~barreto/cca/arquitet/arq4.htm

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Um pouco de Windows Phone

Windows Phone é o sistema operacional da Microsoft, exclusivamente feito para smartphones, mas que possui a interface, os aplicativos e outras características semelhantes ao Windows, a partir da versão 8, para computadores.

                                                                       Fonte: www.google.com

História

Desenvolvido com velocidade, os fabricantes o criaram pensando no usuário (e também na competição com o Android, da Google, e o iOS, da Apple).
O primeiro Windows Phone foi lançado em 15 de fevereiro de 2010, com o nome "Windows Phone 7 Series", mas em abril do mesmo ano, a palavra "series" foi retirada, pois os desenvolvedores achavam que o nome era muito grande e desconfortável para as pessoas pronunciarem casualmente.
O sistema foi inicialmente executado em dez modelos de smartphones, de marcas como Samsung, HTC, Dell e LG. Em 2011, foi anunciada a pareceria com a Nokia, onde o Windows Phone seria o sistema exclusivo dos novos smartphones da fabricante. Isso alavancou a posição do sistema na eterna corrida contra seus dois oponentes. A linha Nokia Lumia, fruto dessa parceria, foi iniciada em outubro do mesmo ano com os modelos Lumia 710 e Lumia 800. 

Atualizações

As atualizações do Windows Phone acontecem um pouco depois das atualizações para Windows. Foi anunciado, para o final de 2011, o Windows Phone 7.5, que traria algumas mudanças como o Navegador Internet Explorer 9. A atualização mais recente é o Windows Phone 8.1, que acirrou a competição contra o Android e o iOS, principalmente pelo Cortana, um assistente de voz mais inteligente, completo e poderoso que seus concorrentes, o Google Now e o Siri. 

Aplicativos

Uma das coisas que mais fazem as pessoas pensarem duas vezes antes de adquirir um Windows Phone é a disponibilidade de aplicativos. A Windows Phone Store é a loja oficial do sistema, e lá é possível fazer o download não só de Apps, como também de músicas e vídeos. Porém, como a Microsoft faz uma análise árdua de aplicativos de terceiros antes de serem disponibilizados na loja, isso a torna muito mais limitada que a Play Store ou o iTunes. As últimas polêmicas envolvendo o conteúdo limitado da loja foram por causa do famoso jogo Pokemon GO, que foi lançado tanto para Android, quanto para iOS, mas ainda não há previsão de lançamento para Windows Phone.

Microsoft compra a Nokia

Como não obteve as vendas previstas, já que seus smartphones não eram tão avançados como os da Apple ou da Samsung, a Nokia vendeu suas ações para a Microsoft, em 2013, por aproximadamente U$ 7 bilhões. Porém, em maio de 2016, a Nokia anunciou que vai voltar a fabricar smartphones, provavelmente usando o sistema Android. A Microsoft afirmou que não vai parar de fabricar a linha Lumia. O último smartphone da linha é o Microsoft Lumia 640 XL LTE.

Fontes: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/nokia-vai-voltar-fazer-celulares-19327346
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/09/microsoft-compra-por-us-718-bi-unidade-de-smartphones-da-nokia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_8

terça-feira, 2 de agosto de 2016

O Passado e o Presente do IOS


   







Hoje estou aqui para informa-los sobre o passado não tão distante do IOS,mas também,sobre o seu presente.
      O IOS é um sistema operacional que inicialmente foi desenvolvido apenas para o Iphone. Porém com o surgimento de novos aparelhos criados pela apple ele passou a ser usado também para o ipod,ipad e apple tv. A interface do IOS foi criada com base no conceito da manipulação direta,através do touch screen.
    Inicialmente o sistema operacional foi apresentado com o iphone na Macworld Conference & Expo em 9 de janeiro de 2007. Sendo lançado apenas no mês de junho.No começo não foi permitido a entrada de aplicativos de terceiros.Porém ainda em 2007 a apple divulgou que a SDK(Kit de desenvolvimento de software) estava em desenvolvimento para o uso de desenvolvedores de fora da apple. A partir dai a apple atingiu a marca de 1 milhão de iphones vendidos durante um período de feriados.
     Desde então foram lançados 9 principais versões do IOS,sendo que as 3 primeiras eram chamadas de IphoneOS. Atualmente a ultima versão do IOS é a 9.2, que esta disponível para um total de 19 diferentes aparelhos da apple. Essas atualizações são oferecidas gratuitamente e suas versões principais são lançadas anualmente aos usuários.Em junho de 2016 a apple lançou o IOS 10 porém ele ainda não é tão utilizado por não ser estável.

Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/IOS