sexta-feira, 22 de julho de 2016

A história do Android

Você sabia que o Android foi baseado no núcleo Linux?

Fonte: www.google.com

Mas o que é um núcleo?

Na informática, núcleo é a ponte entre o processador de um sistema operacional e seus aplicativos. Contudo, enquanto o Linux é desenvolvido por colaboradores de todo o mundo, o Android é atualmente desenvolvido pela Google.

Atualmente, o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo. 

História

A Android, Inc. foi fundada em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. Seu principal objetivo era criar um sistema operacional inteligente, que estivesse ciente das preferências do seu dono. Inicialmente eles queriam criar um sistema para câmeras digitais, até descobrirem que o mercado desses dispositivos não era tão grande. Então decidiram trabalhar para criar um rival para os sistemas Symbian e Windows. 
Em 2005, a Google, no intuito de entrar no mercado de smartphones, comprou a Android e manteve seus funcionários e seu objetivo. Rubin e sua equipe desenvolveram o sistema e a Google comercializou o Android persuadindo empresas de Smartphones, prometendo um sistema de fácil manuseio e atualizável.
Em 2006, foi desenvolvido um protótipo, no estilo BlackBerry, sem touchscreen e com teclado QWERTY, para competir com o LG Prada e o iPhone. No entanto, só em 2007, o Open Handset Alliance, um consórcio de tecnologia entre empresas, incluindo a Google, anunciou publicamente o desenvolvimento do Android. Em 22 de outubro de 2008 foi lançado o HTC Dream, o primeiro smartphone com Android, em parceria com a fabricante de telefones HTC.

Fonte: pt.wikipedia.org

Em 2010, a Google iniciou uma linha de smartphones chamada Nexus, cujos celulares eram feitos por diferentes fabricantes, como o Nexus 5, da LG, e o Nexus 7, da ASUS, por exemplo. Desde 2008 o Android recebe inúmeras atualizações, cada uma com um codinome, caracterizado pelo nome de algum doce, como Lollipop (pirulito, em inglês) e a mais recente Marshmallow, lançada em 2015.

Características

Hardwares internos como acelerômetros, giroscópios, sensores de proximidade são utilizados por alguns aplicativos para responder à ações adicionais do usuário, como por exemplo a mudança da orientação da tela de retrato para paisagem, dependendo de como o dispositivo é segurado ou o controle de jogos automotivos somente pela rotação do smartphone, como se fosse um volante de carro.
A interface já conhecida é similar ao desktop usado em computadores, composta por ícones de aplicativos instalados e widgets. A exclusividade é a barra de status, onde estão algumas informações sobre o dispositivo, notificações, e algumas funções como Bluetooth e Wi-Fi.

Compatibilidade

O fato de ser um sistema operacional extremamente customizável torna o Android compatível não só em smartphones e tablets. Notebooks, Smart TVs e câmeras digitais são alguns dos outros dispositivos que utilizam o sistema. Há outros não tão conhecidos, como o Google Glass (óculos com Android), smartwatch (relógio com Android), fones de ouvido, MP3s, e consoles. Ouya, um videogame com Android se tornou uma das maiores campanhas da história, segundo o site Kickstarter, arrecadando mais de $8,5 milhões de dólares para seu desenvolvimento.
A versão mais avançada do Android atualmente é a 6.0 Marshmallow, sendo que a Google lança uma nova atualização num período de seis a nove meses.

Por hoje é só, até a próxima!


Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Android
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouya
https://pt.wikipedia.org/wiki/Google
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_(núcleo)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Núcleo_(informática)
https://www.android.com 

Um comentário:

  1. No mercado de sistemas para dispositivos móveis o linux ainda dominando, devido a sua intuitividade, ser bastante personalizável e baixo custo o torna queridinho entre as fabricantes e os usuários!!!!

    ResponderExcluir