SaaS
no Brasil
Cada
vez mais presente no mundo corporativo, SaaS é um acrônimo para
Software as a Service em inglês com tradução para o português
como Software como um serviço. É só uma vertente da chamada cloud
computing e pode ser definido
como instrumento mercadológico que
permite que um software seja fornecido através da internet,
permitindo que o usuário pague pelo tempo ou volume usado e
não precise pagar por licença.
De
acordo com o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços ABES
2015 , que visa traçar tendências para 2016, uma empresa puramente
SaaS requer as seguintes macro características:
-
não requerer instalação específica para cada cliente;
-
as customizações são padronizadas e adaptáveis a todos os clientes;
-
arquitetura do software é orientada a serviços, implantação e operação criada para a máxima eficiência;
-
a contratação do serviço não envolver questões de licenciamento;
-
a entrega do software ser feita, necessariamente, por meio de um navegador ou apps mobile;
-
foco na experiência do usuário, alta escalabilidade e preços agressivos.
A
pesquisa permitiu, ainda, identificar e caracterizar dois grupos
distintos de empresas: orientadas ao mercado empresarial -
Empresarial ASP e Empresarial SaaS; e orientadas ao mercado de
consumo - ASP e Puramente SaaS. As empresas ASP são empresas de
provisionamento de aplicações como serviço (ASP -
ApplicationService Provisioning), que tecnicamente é diferente de
SaaS.
Das
136 empresas de software que responderam à pesquisa – 3,7% de
todas as empresas de software identificadas no estudo – somente 7%
se enquadraram como puramente SaaS. A maioria, 56%, foi classificada
como ASP1.
Diante
desse cenário podemos concluir que o mercado Brasileiro de SaaS tem
muito que crescer e precisa de investimentos em infraestrutura, no
sentido de melhorar o produto final e a satisfação do cliente.
1.
ABES -Associação Brasileira das Empresas de Software. Brazilian
Software Market - Scenario and Trends - 2016. Merc Bras Softw
e serviços Econ 3384300530981. 2016;1(9):1-24.
doi:10.1017/CBO9781107415324.004.
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